WordPress: 6 motivos para criar o seu site na plataforma

O WordPress é um software open source que suporta a criação de sites de forma gratuita ou premium – esta, por sua vez, oferece alguns benefícios como a possibilidade de monetização.

Embora o WordPress tenha começado como uma ferramenta de blog, evoluiu ao longo dos anos para um poderoso construtor de sites e um robusto sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Uma das vantagens do WP é que ele é fácil de usar e flexível o suficiente para criar diferentes tipos de sites, ou seja: é personalizável para atender à sua necessidade.

Essa é a principal razão pela qual o WordPress cresceu tanto em popularidade. De acordo com a W3 Techs, 42,2% dos sites são feitos com o WordPress.

A credibilidade do WP é sustentada também pelas gigantes que o utilizam: Time Magazine, The New Yorker, Sony, Disney, Target, The New York Times, dentre muitos outros.

Se você ainda não está convencido que o WP é a melhor ferramenta para criar seu site, confira 6 motivos para adotar a plataforma!

1. WordPress é otimizado para SEO

“Quem não é visto, não é lembrado!”. Essa máxima se aplica aos websites e aos negócios que querem criar autoridade e presença na internet.

Para isso, é necessário que seu site seja “encontrável” em mecanismos de buscas, o Google, que continua sendo massivamente a ferramenta mais utilizada.

No entanto, para que os conteúdos de um site fiquem bem ranqueados ao se fazer uma busca, é preciso que sejam otimizados para SEO (Search Engine Optimization) – e o WP é!

WordPress atende um código de alta qualidade de conformidade padrão e produz marcação semântica. Ou seja: isso faz com que o Google e outros mecanismos de pesquisa amem o WordPress.

É por isso que os sites WordPress tendem a ter uma classificação mais elevada do que outros nos motores de busca.

Até mesmo no design o WP é muito amigável com o SEO. Você também pode usar os plugins do WordPress de SEO para otimizar ainda mais seu site. 

Leia mais: Neste post explicamos de forma mais detalhada o o que é SEO e sua importância!

6 Motivos para criar seu site no WordPress

2. WordPress é personalizável

Uma grande parte das pessoas que usam o WordPress não são designers da web nem programadores. Na verdade, a maioria das pessoas começa a usar o WordPress sem nenhum conhecimento prévio de design de sites.

Para quem não entende de tecnologia, o WordPress é a solução perfeita porque existem milhares de modelos (WordPress themes) de sites gratuitos à sua escolha. 

Os temas do WordPress são fáceis de personalizar porque muitos deles vêm com seu próprio painel de opções, permitindo que você altere as cores, carregue o logotipo, altere o plano de fundo e personalize de acordo com as suas necessidades sem precisar se preocupar com códigos.

3. Tem versão gratuita

WordPress é um software livre. Isso significa que você é livre para baixar, instalar, usar e modificar para atender às suas necessidades. 

Você também pode usá-lo para criar qualquer tipo de site. 

Embora o software WordPress em si seja gratuito, você precisa de um nome de domínio e hospedagem na web para instalá-lo.

Um nome de domínio é o endereço do seu site na internet. Isso é o que seus usuários digitam na barra de endereços do navegador para acessar seu site.

A hospedagem na Web é a casa do seu site, onde todos os arquivos do seu site são armazenados.

Desse modo, o WP oferece diferentes planos, que atendem desde os principiantes aos usuários profissionais.

4. Segurança total

O WordPress foi desenvolvido com a segurança em mente e é considerado uma plataforma muito segura para se administrar um site.

No entanto, existem intrusos por aí que querem colocar as mãos no máximo de sites que puderem. Para proteger o seu site WordPress, existem algumas coisas simples que você pode fazer para torná-lo ainda mais seguro.

O WP se preocupa com a segurança e dedica fortes investimentos nesse quesito, atualizando sempre seus módulos e padrões de proteção.

5. Suporta diferentes tipos de mídia

O WordPress não se limita apenas a escrever texto. Ele vem com um uploader de mídia integrado, de modo que você pode inserir arquivos como imagens, áudio e vídeo – o que permite enriquecer o seu conteúdo e, de quebra, melhora o SEO da página.

O WordPress suporta sites habilitados para oEmbed, o que significa que você pode incorporar vídeos do YouTube, fotos do Instagram, tweets e áudio do Soundcloud apenas copiando e colando a URL no editor.

6. Usabilidade simples e fácil

Usar WordPress é muito fácil, mesmo se você nunca tenha lidado com um CMS, isso faz com que seja uma ótima opção também para os iniciantes.

Para começar, tudo o que você precisa fazer é selecionar um tema, talvez instalar um plugin ou dois e, em seguida, pular direto para a criação de páginas e outros conteúdos.

Leia mais: 8 plugins do wordpress essenciais para quem produz conteúdo

Depois de pegar o jeito, você pode começar a implementar funcionalidades mais avançadas para obter controle total sobre a aparência do seu site, como explicamos nos tópicos acima.

Mesmo para desenvolvedores experientes, o WordPress tem muito a oferecer, pois fornece uma base na qual você pode iterar mais rapidamente, o que é muito mais eficiente e prático do que construir um site do zero.

Para um excelente trabalho em experiência do usuário para o site da sua empresa, contrate uma agência de marketing digital com experiência.

Precisa de ajuda?