8 vantagens do vídeo tutorial que sua empresa deve saber

Os vídeos tutoriais são conteúdos que ensinam o público a fazer algo, a manusear um produto ou utilizar um serviço de forma detalhada, e eles possuem inúmeras vantagens para o consumidor, mas também, trazem ótimos benefícios para o seu negócio. Entre eles, o aumento do engajamento e das vendas, além da redução de devoluções e gastos com suporte.

Acompanhe o artigo abaixo para descobrir 8 vantagens do vídeo tutorial que a sua empresa precisa conhecer!

Contextualizando o vídeo tutorial

Esse tipo de conteúdo audiovisual, além de ser ótimo para ensinar o passo a passo de algo, permite a divulgação de um produto ou serviço.

Você, alguma vez, já assistiu ou leu algum tutorial, certo? Seja para aprender alguma receita, maquiagem, para solucionar uma dúvida ou problema, ou mesmo para aprender algo novo.

O formato de tutorial mais divulgado – e consumido – é a partir de conteúdo em vídeo. A preferência por esse tipo de conteúdo, pode ser explicado por sua facilidade de compreensão e também de produção. Assistir um vídeo que detalha a montagem de um produto é muito mais fácil do que ler um texto técnico, não é mesmo? Além do mais, um material audiovisual possibilita que o usuário acompanhe o passo a passo e confira se está fazendo todo o processo corretamente.

8 vantagens do vídeo tutorial que a sua empresa precisa conhecer

1. Crescimento das vendas
Pesquisas apontam que 90% dos consumidores que assistem um vídeo de produto, ficam mais propensos a comprá-lo. Isso quer dizer, que os conteúdos audiovisuais se tornaram uma ferramenta importantíssima para a decisão de compra e influenciam diretamente na escolha de uma marca, modelo e produto.

2. Conteúdo atrativo
Por se tratar de um conteúdo visual, o vídeo tutorial tende a facilitar o entendimento do espectador sobre o que está sendo explicado. Por esse motivo, o público sente-se atraído para esse material quando precisa aprender algo sobre um produto, serviço ou outra questão.

3. Engajamento
O alcance e engajamento nas redes sociais têm a tendência de ser muito grande com tutoriais. O usuário pode compartilhar para mais pessoas serem impactadas pelo conteúdo, enviar para um conhecido que precisa saber sobre aquilo ou mesmo salvar para assistir mais tarde.

Leia mais: 5 motivos para investir em posts patrocinados nas redes sociais

4. Posicionamento orgânico
Uma página com vídeo tem 53% mais chances de aparecer na primeira posição do Google, e só essa estatística já seria suficiente para ressaltar a importância do investimento em conteúdos audiovisuais. Mas além dos vídeos trazerem pessoas interessadas pela sua marca, para o site, um bom posicionamento orgânico permite um impacto maior de vendas.

5. Uso correto do produto/serviço
O uso incorreto e indevido de um produto, pode leva-lo à devoluções, reclamações e constantes envios para suporte técnico e assistência. Com o auxílio de um vídeo tutorial, essas situações se reduzem muito. O vídeo pode ser enviado para o cliente quando ele demonstra interesse pelo produto ou mesmo quando adquiri-lo.

6. Escalabilidade da empresa
Alinhado a vantagem anterior, está a escalabilidade da empresa. Reduzindo o tempo gasto solucionando os problemas do cliente com seu produto, o tempo para pensar em outras estratégias da empresa, assim como seu crescimento e vendas, aumenta. Então você deixa de manter uma equipe inteira respondendo essas dúvidas, e passa a pensar no que a empresa pode fazer para crescer ainda mais.

7. Comunicação dinâmica
Muitas vezes, a compra online pode fazer com que o consumidor sinta falta de um profissional tirando possíveis dúvidas ou explicando os detalhes de um determinado produto. O vídeo tutorial supre essa necessidade, além de solucionar diversas dúvidas do cliente, ao mesmo tempo em que mostra a montagem de um produto ou seu funcionamento, o que pode não acontecer na loja física.

8. Conteúdo versátil
Por serem versáteis, você pode abusar da criatividade na hora de produzir o conteúdo tutorial dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Seja ele um tutorial gravado ou uma animação, todo conteúdo é bem-vindo para engajar o público e apresentar seu produto.

Precisa de ajuda?